Artigos publicados na imprensa

Público

Vencer com “o mundo ao contrário”

A ausência de estratégia para um país com as características de Portugal pode ter um “efeito perverso”. Sem saber o papel que queremos ocupar, podemos ser mais prejudicados do que beneficiados pelas relações comerciais que são estabelecidas.

Quem paga a conta da Festa?

A festa do Avante! é um evento político que sempre provou a capacidade mobilizadora do PCP. Qualquer democrata saúda a mobilização política, especialmente num contexto em que a políti…

Querem que o portugueses (a)paguem o aeroporto no Montijo

O PCP pela oposição e o PS pela falta de ação atingirão o mesmo resultado: a inexistência de aeroporto no Montijo.

Entre o Tejo e Sado, o futuro de 790 mil portugueses

Há que tratar os empresários da península de Setúbal de forma justa. Uma região onde o PIB per capita não é em nada igual à restante AML (Área Metropolitana de Lisboa), mas que por…

Uma bazuca orçamental, rápido!

Portugal precisa disparar uma bazuca orçamental, mas a munição tem que vir de Bruxelas. Enfrentamos um desafio global e partilhado, e por isso a resposta também o deve ser.

Somos uma ilha (Fertagus, Transtejo, Soflusa, TST)

Para oferecer um serviço de transportes públicos fiável é necessário investimento público. Mas enquanto ele não chega a margem sul e restante península de Setúbal está a tornar-se uma autêntica ilha…

O que está em causa nas dragagens do Sado?

Para um porto marítimo que contribui para um volume de negócios de 7,9 mil milhões de euros, era essencial ter realizado uma consulta pública que permitisse uma decisão informada do que está em causa nas dragagens no rio Sado. Pela forma como o processo…

O monstro dentro do programa do Governo

Neste programa, as principais medidas económicas terão um efeito (se vierem a ser aplicadas) de longo prazo. As medidas para os problemas que a economia tem a curto prazo são quase…

Observador

Os 5 G’s do Ministro que devia ser dos Negócios Estrangeiros

O Ministro Augusto Santos Silva preferiu falar do resultado eleitoral do Açores e da solução governativa que se perspetiva. Em vez de ser Ministro, escolheu ser comentador…

A mais longa coligação da nossa democracia

Desde que o BE vote favoravelmente o Orçamento do Estado, existirá uma coligação governativa e o PSD não faz parte desse projeto. Pelo contrário, é a alternativa à coligação existente.

Aeroporto no Montijo vai (des)confinar?

Fazer campanha não é governar. É possível que o aeroporto no Montijo tenha servido para o candidato Pedro Marques fazer campanha para as europeias e para o PCP…

Centeno e a fatia de Leão

Não creio que seja o melhor Ministro das Finanças de sempre, nem há números ou factos que o comprovem. E não acredito que tenha condições para exercer as funções de Governador do Banco de…

Flop à esquerda

O ministro da Economia recusa apoios a fundo perdido, argumenta que é uma dívida para pagar mais tarde. Ou seja, o Estado não pode gerar dívidas para mais tarde pagar, mas as famílias e empresas…

Devemos ganhar à Covid-19. Não se deve ganhar com a Covid-19

Procurar ganhos políticos no combate à Covid-19 pode ser um ato de absoluta nulidade. Os partidos têm que perceber o seu papel, sob pena de se descredibilizarem ou, pior, tornarem-se irrelevantes.

Eutanásia, assim não

 

O papel do Estado pela defesa do direito à vida é o mesmo quer durante a vida, quer no fim da vida. Ainda temos um longo caminho a fazer pela defesa da vida, por isso, eutanásia assim, eu digo não.

Vistos Gold: vamos deportar?

Esta proposta de lei do PS pretende “deportar” o investimento do país, porque nada indica que o investimento do Porto e Lisboa se vai transferir para o interior. É mais provável que vá para outro país.

Lítio, um método socrático

Espera-se que o dr. Galamba aproveite o método socrático, em que mergulhou este processo da exploração de Lítio, e reconheça a “importância da ignorância” antes de ser ouvido na comissão…

Floco de Esquerda

Quando Catarina Martins tenta colar o rótulo de social-democrata ao Bloco, como quem cola uma etiqueta de “saldos” numa vitrine, as inconsistências do partido não sofrem o mesmo escrutino que…

O Estado da Esquerda

O que o PS fez foi usar meios e dinheiro do Estado para assegurar que o modelo da geringonça se aguentava até ao fim, ignorando as prioridades de um Estado responsável e que funcionasse para…

Dinheiro Vivo

Semear oportunidades ou ventos com África?

O “paradoxo da abundância” ou a “Maldição dos Recursos” são conceitos sempre presentes na análise ao desenvolvimento do continente africano. A conexão estabelecida entre os recursos naturais…

 

A desprogramação do Programa de Estabilidade

A falta de liquidez que o país vive pode representar um agravamento ainda maior da fragilidade da nossa economia.

 

Exportar com o governo às costas

As empresas exportadoras desempenham um papel de enorme importância para a evolução da economia portuguesa. Nos últimos 10 anos as exportações evoluíram de 30% para 44% do PIB.

 

A tempestade perfeita para o aeroporto no Montijo

Estamos sempre a ouvir a afirmação de que o aumento da capacidade aeroportuária em Lisboa é para avançar, mas o governo nunca explica porque é que não há um…

Plataforma Media

As fronteiras da próxima recuperação económica

O atual contexto europeu e mundial de combate ao surto epidemiológico levou à determinação de um novo confinamento em vários países europeus, incluindo Portugal. Esta decisão acarreta uma…

A portugalidade da TAP

As recentes notícias referentes ao plano de restruturação da TAP resultam de reações por parte do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) após reunião com a administração da empresa.

Um mundo que não espera por Joe Biden

A crise sanitária gerada pela COVI-19 é mais um fator de pressão sobre o mundo, mas seguramente não é o único. O desequilíbrio entre os principais blocos mundiais económicos, militares e…

Visite as minhas redes sociais

Subscreva a minha newslleter e receba as novidades